AESC a Ler! | Escola a Ler
LOSA | Website
O PNL2027 disponibiliza um espaço digital específico, com orientações, sugestões de leitura, propostas de atividades para os 1.º e 2.º ciclos e um fórum de partilha e troca de ideias com os professores e outros intervenientes envolvidos nesta iniciativa.
Original link
Escola a Ler RBE | Lançamento
A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23.
Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.
Original link
Roteiro | Leitura Orientada em Sala de Aula
Roteiro | Ler com a Biblioteca
LOSA | Orientações PNL
As práticas de leitura e a ação da escola para estimular e promover o gosto pela
leitura, induzir hábitos leitores e a leitura de obras completas foram muito prejudicadas durante a pandemia. É indispensável que os professores possam retomar e reforçar essas práticas com o entusiasmo e a convicção de quem sabe que irão fazer a diferença na aprendizagem em todas as áreas curriculares e no percurso educativo das crianças. Com este propósito, o PNL2027 propõe que os docentes dos 1.o e 2.o ciclos do ensino básico deem prioridade à leitura orientada em sala de aula e apresenta um conjunto de orientações.
Plano 21|23 Escola + | Escola a Ler
Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio. Realização, nas salas de aula, de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita, já que as aulas são as situações em que todos os alunos participam e que criam oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar.
Original link
Atividades de leitura orientada, de Yopp Yopp
Sugestões de atividades de leitura baseadas na literatura (antes, durante e depois da leitura)

Fonte: Yopp, H. K. & Yopp, R. H. (2014). Literature-based reading activities: Engaging Students with Literary and Informational Text, 6th edition. Boston: Pearson. (adaptado)
Original link