Quando as crianças começam a aprender a ler, é frequente terem vontade de pegar em livros e tentar compreender sozinhas os textos sem o apoio dos adultos. Para que não percam o interesse pela leitura é muito benéfico proporcionar às crianças momentos de leitura individual de livros que se encontrem ao alcance delas – obras que possam ser lidas na íntegra e lhes deem satisfação. Acontece que, no mercado português, não existem ainda livros adequados à leitura autónoma numa fase muito inicial da aprendizagem Os livros existentes, mesmo os dirigidos às crianças mais novas, não foram escritos com este propósito e, por isso, contêm letras e estruturas silábicas que a criança pode ainda não ter aprendido. O encontro com o que ainda não se aprendeu pode provocar uma sensação de desânimo e perda da motivação para a leitura anteriormente estimulada e adquirida na família e na educação pré-escolar. Para dar a oportunidade aos mais pequenos de lerem sozinhos, pensámos em histórias que acompanhem os desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade. Narrativas curtas e compreensíveis, textos com frases simples e palavras que incluem as correspondências letra-som (grafema-fonema) à medida que são aprendidas.