Leitura e Escrita | Recursos
Ora agora contas tu!

Rosário Alçada Araújo é uma escritora consagrada de livros infantojuvenis, que entra agora numa versão áudio, em podcast, com histórias originais que pretendem criar interação entre as crianças e os adultos, desenvolvendo a imaginação dos mais jovens.

Com narrativas curtas e sonorizadas, em cada episódio a autora conta uma história por acabar. O final partirá da imaginação de quem ouve, com o objetivo de despertar a criatividade e criar uma abordagem nova neste tipo de histórias para o público infantil.

Este podcast tanto pode ser usado por pais e filhos, como em ambiente de sala de aula, tirando assim partido da vertente pedagógica dos desafios que a autora propõe em cada episódio.

Original link
Histórias de AaZ | Iniciativa Educação
Um conjunto de histórias em vídeo, onde o texto é sublinhado à medida que é lido, para que as crianças possam acompanhar a audição dos mesmos com a sua própria leitura. Incluem-se histórias lidas por autores como Luísa Ducla Soares, Alice Vieira ou José Fanha.
Original link
Projeto Ler - Série de Histórias
Quando as crianças começam a aprender a ler, é frequente terem vontade de pegar em livros e tentar compreender sozinhas os textos sem o apoio dos adultos. Para que não percam o interesse pela leitura é muito benéfico proporcionar às crianças momentos de leitura individual de livros que se encontrem ao alcance delas – obras que possam ser lidas na íntegra e lhes deem satisfação. Acontece que, no mercado português, não existem ainda livros adequados à leitura autónoma numa fase muito inicial da aprendizagem Os livros existentes, mesmo os dirigidos às crianças mais novas, não foram escritos com este propósito e, por isso, contêm letras e estruturas silábicas que a criança pode ainda não ter aprendido. O encontro com o que ainda não se aprendeu pode provocar uma sensação de desânimo e perda da motivação para a leitura anteriormente estimulada e adquirida na família e na educação pré-escolar. Para dar a oportunidade aos mais pequenos de lerem sozinhos, pensámos em histórias que acompanhem os desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade. Narrativas curtas e compreensíveis, textos com frases simples e palavras que incluem as correspondências letra-som (grafema-fonema) à medida que são aprendidas.
Original link
A árvore generosa, de Shel Silverstein
Original link