Leitura e Escrita | Recursos
Ora agora contas tu!

Rosário Alçada Araújo é uma escritora consagrada de livros infantojuvenis, que entra agora numa versão áudio, em podcast, com histórias originais que pretendem criar interação entre as crianças e os adultos, desenvolvendo a imaginação dos mais jovens.

Com narrativas curtas e sonorizadas, em cada episódio a autora conta uma história por acabar. O final partirá da imaginação de quem ouve, com o objetivo de despertar a criatividade e criar uma abordagem nova neste tipo de histórias para o público infantil.

Este podcast tanto pode ser usado por pais e filhos, como em ambiente de sala de aula, tirando assim partido da vertente pedagógica dos desafios que a autora propõe em cada episódio.

Original link
histórias em 77 palavras | Desafios por tema
Propõe-te desafios de escrita que te vão fazer sorrir, suspirar, praguejar (é verdade!) e escrever, escrever muito. Serão sempre 77 palavras de cada vez, mas nem imaginas como isto vai mudar a tua maneira de pôr no papel o que pensas.
Original link
Expande a frase
Roleta aleatória - Gire a roleta para ver qual item aparece em seguida.
Original link
10 dicas para motivar alunos do ensino básico que resistem à escrita
Os alunos têm uma inclinação natural para contar histórias, mas podem ficar bloqueados quando lhes pedimos para escrever. As dicas que se seguem ajudam-nos a transpor as suas ideias para o papel. Os alunos contam histórias naturalmente: sabemos disso qu...
Original link
Storybird - Crie um livro de histórias
Ferramenta para motivar os alunos para a leitura e inspirá-los na escrita de narrativas digitais.
Original link
Pixton | Ferramenta para criação de Banda Desenhada
Esta ferramenta pode, de uma forma mais lúdica, ajudar a motivar os alunos para a escrita.
Original link
Voki | O avatar que fala
Falar/ Escrever/ Apresentar:
Esta aplicação permite criar avatares para transmitirem mensagens áudio. O áudio pode ser gravado na própria aplicação. O produto pode ser incorporado num site, blogue, ... Permite o trabalho com grupos/ turmas.
Original link